quinta-feira, 9 de agosto de 2007

OCUPAÇÃO TERRITORIAL NO PERÍODO COLONIAL


No período colonial, a ocupação territorial latino-americano ocorreu, basicamente, mediante a formação de imensas propriedades rurais, tanto para a criação de gado como para o cultivo de lavouras monoculturas de exportação. Portanto, a atual concentração fundiária na América Latina teve origem, basicamente, no sistema de produção colonial.

CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS DA CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA


As colônias da América Latina nas mãos das metrópoles européias, tornaram-se áreas fornecedoras de matérias primas. Desse modo, as metrópoles restringiam a liberdade da população local centralizando o poder. A metrópole só queria beneficios para si própria, por isso não se importava com as condições de suas colônias e sim o que ela tinha a oferecer. Além das características históricas, a concentração fundiária deve ser analisada sob outros aspectos. Atualmente a política agrícola que beneficia os latifundiários vem ainda mais a concentração de terras, pois os pequenos proprietários acabam vendendo as suas propriedades por cauda das dificuldades financeiras que encontram para produzir e sobreviver.

DIFERENTES TERRAS CULTIVÁVEIS: LATIFÚNDIOS E MINIFÚNDIOS


Os latifúndios são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras não cultivadas e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade.

O minifúndio é um regime de propriedade agrária caracterizado pelo pequeno tamanho das propriedades rurais, pois eles plantam e produzem para poucas pessoas, diferente da produção em alta escala, que produz para a família, para venda e exportação. Estas pequenas propriedades agrícolas estão ligadas à exploração através da agricultura de subsistência, que em vez de vender muito faz pouca produção para pequenas vendas (em feiras,etc..). O Minifúndio se opõe ao latifúndio, que tem terrenos enormes e que produzem, proporcionalmente, muito pouco.

PROVÁVEL SOLUÇÃO: REFORMA AGRÁRIA


Uma provável solução para todos esses problemas relacionados a concentração fundiária é a reforma agrária, que é uma reorganização do espaço rural que tenha como objetivo a distribuição mais igualitária das terras e que promova a tecnificação das pequenas e médias propriedades, tornando-as mais lucrativas e competitivas. A reforma agrária pode contribuir para a estabilidade social e política de um país, na medida em que possibilita uma melhora nas condições de vida. Porém a reforma agrária em muitos países da América Latina não é realizada de forma conveniente. Os únicos países em que a política de reforma agrária se concretizou foi Cuba e México.

CURIOSIDADES

Para quem não sabe, concentração fundiária é uma má distribuição desigual das terras brasileiras. No Brasil, um número pequeno de proprietários rurais, concentra a maior parte das suas terras, formando assim o que conhecemos de latifúndio. Em compensação os outros milhares de camponeses dividem entre si o restante das terras.